A mente de Mia girou com a resposta de Bel. Ela esperava más notícias, considerando o estado em que Bel fora encontrada, mas isso pouco fez para diminuir o impacto.
— Não pode ser… Mas como? A fome nos destruiu? Foi simplesmente demais para superar no final?
— Fome? Não sei de todos os detalhes, mas parece que deu tudo certo. Isso aconteceu antes de eu nascer… Antes mesmo de minha mãe nascer, então não sei muito sobre isso, mas foi mencionado no livro que elogiava suas realizações. O livro dizia que você estocou comida mais do que suficiente para passar e até enviou ajuda para reinos vizinhos que estavam sofrendo.
— Entendo. Quer dizer, acho que isso deveria ser óbvio, considerando que a fome está a apenas alguns anos de distância. Não teria nada a ver com você…
Ela começou a soltar um suspiro de alívio, apenas para que ele ficasse preso na garganta quando ouviu o que Bel disse em seguida.
— Ah, e também, foi quando eles ergueram uma grande estátua de ouro para homenageá-la.
— O-O que você disse? Uma… grande estátua de ouro?
— Sim. Mãe Elise disse que era uma estátua imponente que parecia quase alcançar os céus.
— A-Alcançar os céus…
Mia tentou imaginar a visão de uma estátua maciça de si mesma com os braços cruzados e o rosto permanentemente fixado em um sorriso presunçoso. O pensamento de tal monstruosidade pairando sobre a Grande Praça da capital imperial em toda a sua glória espalhafatosamente dourada a fez arrepiar. Mas então, sua imaginação tomou um rumo sombrio, e ela vislumbrou o exército revolucionário correndo para a praça para derrubá-la. Ela podia visualizar a cena com detalhes vívidos.
E por ser feita de ouro, eles não a derrubariam apenas; eles a despedaçariam em pedaços e os venderiam. Quer dizer, eles não estão literalmente me desmontando, mas ainda assim, ver algo feito à sua imagem ser destruído assim… marca você.
Na linha do tempo anterior, ela vira o que fizeram com seus retratos. Não era o tipo de coisa que se esquecia facilmente. No caminho de volta de uma visita a uma área particularmente pobre, ela e Ludwig passaram pela praça da cidade, onde inúmeros retratos dela foram incendiados. A visão não a irritara, nem lhe causara qualquer dor manifesta. Ela apenas se lembrava de sentir uma tristeza silenciosa enquanto observava sua imagem ser reduzida a cinzas fumegantes. Até hoje, seu coração ainda doía um pouco com a lembrança.
— Eu definitivamente preciso garantir que isso nunca seja construído… É melhor eu conversar com Ludwig sobre ficar de olho nas coisas…
— Hã? Por quê? Ouvi dizer que era uma estátua muito impressionante, da melhor qualidade.
— Aqui está algo para você se lembrar, Bel. Nós, da família imperial, nunca devemos pensar nos impostos como dinheiro para gastarmos — declarou ela com um olhar severo. — Devemos pensar nos impostos… como nossa própria carne e sangue!
— Nossa própria… carne e sangue?
— Absolutamente! Essa é a estratégia de sobrevivência definitiva!
Bel assentiu, diligentemente gravando na memória uma lição que a própria Mia aprendera com aquela professora mais profunda de todas — a guilhotina.
— Voltando ao assunto, porém, o que aconteceu com o Império?
— Eu não vi nada disso acontecer pessoalmente, são todas coisas que ouvi do Sr. Ludwig, mas…
Após qualificar brevemente suas declarações como de segunda mão, Bel começou a contar sua história.
— Depois que meu bisavô — seu pai — faleceu, você não herdou o trono. Ele deveria passar para alguém das linhagens dos Quatro Duques.
Os Quatro Duques eram parentes diretos do imperador, tornando suas famílias parte da linhagem imperial e, portanto, legítimos pretendentes ao trono. Greenmoon estava em bons termos com a família imperial devido a Esmeralda ser amiga de Mia — em princípio, pelo menos. Bluemoon possuía um capital abundante. Redmoon tinha fortes laços com os militares. Yellowmoon carecia de uma característica proeminente, mas era, no entanto, uma família renomada. As quatro famílias variavam em prestígio e poder, mas todas eram nobres proeminentes cuja posição era inferior apenas à do próprio imperador. Nem é preciso dizer, então, que cada uma tinha sua própria facção de aliados dentro do mundo aristocrático, e todas estavam engajadas em uma luta de poder sem fim.
— Oh, não… Você não vai me dizer que a disputa pela sucessão ficou feia e se transformou em uma guerra civil, vai?
— Uau, como você sabia? Foi exatamente isso que aconteceu. Os Quatro Duques começaram a forjar alianças entre si, e acabou com um par de Duques contra o outro par. Um pequeno número da nobreza restante permaneceu neutro, mas quase todos os outros se juntaram a um lado ou ao outro, e o império foi dividido em dois.
Bel fez uma pausa para um suspiro triste antes de continuar.
— O Sr. Ludwig passava muito tempo suspirando assim. Eu o ouvia dizer coisas como “Se ao menos Sua Alteza tivesse ascendido ao trono… As coisas não teriam ficado tão ruins” — disse ela antes de acrescentar rapidamente: — Ah, mas ele também disse que você provavelmente tinha suas razões para recusar e o fez depois de pensar consideravelmente na decisão.
Mia sentiu um suor frio percorrer suas costas.
U-Uh oh… acho que sei o que aconteceu aqui… Isso soa exatamente como o tipo de decisão em que eu não pensaria nada…
Mia conhecia intimamente como a mente da futura Mia funcionava. Afinal, ainda era ela.
A-Aposto que foi porque li aquele livro de história. Dizia que eu teria oito filhos e o império duraria muito tempo e prosperaria…
Uma coisa estava clara para ela: seu eu futuro quase certamente evitou se tornar Imperatriz por pura preguiça. Se isso fora alcançado ativamente por recusa direta ou passivamente por se abster de qualquer esforço real para contestar as decisões dos outros, ela não sabia, mas de qualquer forma, ela definitivamente cedeu o trono sem pensar muito nisso.
— Apesar disso — continuou Bel —, quando a guerra civil eclodiu e o império estava à beira da ruína, o Sr. Ludwig e seus amigos ainda se reuniram e tentaram torná-la imperatriz, mas…
— Mas?
— Pouco antes de conseguirem, você foi morta.
— Morta?!
— Por veneno.
— V-Veneno?!
Mia quase pulou de pé, mas se conteve no último segundo.
E-Espere um minuto, deixe-me pensar sobre isso… Veneno… na verdade não soa tão ruim quanto a guilhotina, eu acho?
Algumas cenas passaram por sua mente, todas produtos de uma imaginação corrompida por contos de fadas. Ela imaginou o final climático de um conto épico, onde amantes desafortunados — uma princesa e seu cavaleiro — bebem juntos de um cálice envenenado, seu amor interrompido na vida, mas eternizado pela morte.
Bem, isso certamente soa muito mais agradável do que ter minha cabeça cortada…
— Foi um fim heróico. Você lutou bravamente por trinta dias contra o veneno…
A mente de Mia interpretou isso como: sofreu com veneno por trinta dias seguidos.
— E em seus momentos finais, mesmo deitada em lençóis tingidos de carmesim com seu precioso sangue vital, você soltou um grito feroz, declarando que viveu sua vida ao máximo e morreu sem arrependimentos.
A mente de Mia interpretou isso como: sangrou por todos os buracos do corpo e morreu uma morte horrível e agonizante.
— Foi o que dizia nas Crônicas da Princesa Mia.
Santas luas lá em cima! Nada disso é remotamente melhor que a guilhotina! Mesmo considerando a tendência de Elise de tomar liberdades, eu praticamente passei pelo inferno por um bom mês antes de morrer em uma poça do meu próprio sangue. Isso soa absolutamente horrível!
A descrição era tão vívida que ela não pôde deixar de estremecer com a imagem mental que inadvertidamente produzira.
Na verdade, partes dessa história são tão exageradas que nem fazem sentido!
Considerando que ela estava literalmente morrendo de veneno, ela simplesmente não conseguia se imaginar soltando qualquer tipo de grito, muito menos um grito feroz em conjunto com últimas palavras dramáticas. Bel, enquanto isso, olhava para ela com o tipo de admiração de olhos arregalados geralmente reservada para divindades e ídolos, e isso estava começando a deixá-la um pouco nervosa.
Que diabos eles andam ensinando a ela sobre mim?
A curiosidade cedeu ao pavor, e ela decidiu que preferia não descobrir por enquanto.
— Depois disso, meus tios e tias, preocupados com sua segurança, se espalharam e se esconderam. Fui levada primeiro para a casa do Conde-Distante Rudolvon para minha proteção. Mas então minha mãe faleceu. Pouco antes disso, ela me colocou sob os cuidados da Mãe Anne. — Bel parou para respirar. Quando falou novamente, sua voz estava um pouco rouca. — Mas então, eles vieram, e… Mãe Anne, para me proteger, ela… E depois disso, Mãe Elise cuidou de mim, mas ela também…
Ahh… Anne, e Elise também… Mesmo depois que eu morri, vocês duas permaneceram leais até o fim, não é… Ainda assim, Elise, você precisa parar de inventar coisas quando escreve sobre mim.
Uma enxurrada de emoções surgiu, e ela as bufou para se recompor. Então ela fez outra pergunta.
— Ok, mas mesmo que eu morresse, o império não deveria ter desmoronado tão facilmente. E quanto a Sion? O que aquele intrometido estava fazendo? Claro, ele não é de Tearmoon, mas não consigo imaginá-lo apenas parado assistindo da plateia enquanto um bando de nobres idiotas arruína a nação para seu povo. Ah, e quanto à Senhorita Rafina? Ela não poderia simplesmente ter ignorado o império quando estava em tantos problemas.
— Senhorita Rafina? Você quer dizer a Imperatriz Prelada, Rafina Orca Belluga?
— Uh… Sim? Eu… acho? Hm? Imperatriz Prelada?
Mia coçou a cabeça. O termo não lhe era familiar.
Tradução: Gabriella
Revisão: Matface
💖 Agradecimentos 💖
Agradecemos a todos que leram diretamente aqui no site da Tsun e em especial nossos apoiadores:
📃 Outras Informações 📃
Apoie a scan para que ela continue lançando conteúdo, comente, divulgue, acesse e leia as obras diretamente em nosso site.
Acessem nosso Discord, receberemos vocês de braços abertos.
Que tal conhecer um pouco mais da staff da Tsun? Clique aqui e tenha acesso às informações da equipe!
O detetive, que estava de licença, retornou a Rua Jardim Grimm logo após Klein…
Swish. Água negra rodopiava ao redor de Taça Dourada. Ou talvez fosse uma sombra,…
NAQUELE DIA, visitei o salão de treinamento do Santuário da Espada, embora tivesse ouvido…
Eu sou bem direta com meus sentimentos, uma característica que provavelmente herdei da minha…
AVISO: PODE CONTER SPOILERS 📃 Outras Informações 📃 Apoie a scan para que…
Sylvia cerrou os punhos. — O que você quer dizer com lidar com isso?…